Os eixos do Jardim Escola são baseados em uma filosofia pedagógica originada na cidade de Reggio Emilia, na Itália, e são voltados para o desenvolvimento integral da criança. Esses eixos buscam respeitar a curiosidade natural, a criatividade e o protagonismo infantil.
A criança é vista como um sujeito ativo em seu processo de aprendizagem, capaz de construir seu próprio conhecimento. Ela é vista como competente, curiosa e cheia de potencial.
O espaço escolar é considerado um elemento fundamental na aprendizagem. Deve ser organizado de forma a estimular a curiosidade, a exploração e o desenvolvimento das diversas formas de expressão da criança. O ambiente deve ser acolhedor, belo e desafiador.
O educador não é apenas um transmissor de conhecimento, mas um mediador que observa, escuta e orienta a criança em seu processo de aprendizagem. Ele cria condições para que a criança explore e se desenvolva de maneira autônoma.
A prática de documentar o processo de aprendizagem das crianças é central. Isso pode incluir fotografias, vídeos, anotações, desenhos e outras formas de registros que ajudam a refletir sobre o que está sendo aprendido e como as crianças se envolvem no processo. A documentação também é uma ferramenta de comunicação com as famílias e a comunidade escolar.
A interação entre as crianças, com os educadores e com as famílias é vista como essencial para o aprendizado. A colaboração é incentivada tanto entre as crianças quanto entre educadores e pais.
O aprendizado é visto como um processo contínuo de pesquisa. As crianças são encorajadas a investigar, perguntar, explorar e experimentar. O currículo se organiza em torno de projetos de interesse das crianças, nos quais elas podem aprofundar suas descobertas.
Neste eixo enfatizamos as múltiplas formas de expressão das crianças, como a arte, a música, a dança, o teatro e o jogo simbólico. As crianças são incentivadas a usar esses meios para se expressar e comunicar suas ideias e sentimentos.